Quais as vantagens de ter uma marca registrada? Desde já, se você não registrar sua marca, outra pessoa pode fazer. Já pensou nisso? A falta do registro coloca imediatamente em risco o seu negócio e qualquer desenvolvimento de produto ou serviço que você esteja realizando.

O ato de proteger uma marca registrada resguarda sua história e fornece a você as ferramentas para evitar que alguém use peças semelhantes às do seu negócio. A não proteção da marca com o respectivo registro no órgão e modo competente, poderá descobrir que está legalmente impedido de exercer seus negócios. Isso seria um grande problema, não acha?

Com sua marca registrada, você tem o direito de tomar medidas contra terceiros que tenham tentado registrar marcas conflitantes ou estejam operando com marcas semelhantes prejudicando seus negócios.

À medida que seu produto ou serviço se torna bem-sucedido, a própria marca começa a desenvolver um valor de mercado. Os investidores empresariais avaliarão se você tomou a proteção legal apropriada para proteger sua marca. Além disso, a marca é patrimônio de sua empresa, um conjunto de elementos “não materiais” ligados ao desenvolvimento de um negócio, que valorizam a reputação de sua empresa. Lembre-se de casos como Apple, Coca-Cola e Netflix, por exemplo.

Levando em consideração a importância e significação, inclusive monetária, da marca devidamente registrada, existem três principais razões pelas quais é importante registrar uma marca.

1. Evitando prejuízos com mudanças:

Mudar o nome de uma empresa pode ser uma tarefa difícil e cara. Imagina se você já criou uma boa reputação para o seu negócio e descobre que, pela inexistência do registro, alguém antecipou e tomou posse do nome e marca que você está usando. Se isso ocorrer, será necessário refazer toda a jornada de sua empresa, criando novo nome, marca e registros. O prejuízo é incalculável. Quando um logotipo, símbolo ou nome não é registrado, há sempre o risco de que outra empresa possa registrá-lo e causar dificuldades significativas, talvez tentando impedir que sua empresa opere ou se expanda sob sua identidade atual.

2. Você pode construir valor para sua marca:

Investidores sempre estão atentos aos registros das marcas. Eles não vão se interessar pelo seu negócio se não se sentirem seguros. O registro não apenas aumenta a segurança, mas também auxilia na clareza em qualquer fusão ou franquia do negócio, impactando positivamente seu valor percebido.

3. Proteção do seu negócio:

É importante garantir que sua empresa esteja adequadamente protegida contra a concorrência. Ao registrar sua marca, você está efetivamente construindo uma efetiva barreira protetiva, tornando mais difícil para outras empresas copiá-la.

Ademais, é importante que sua empresa esteja devidamente protegida nos países em que opera ou pretende operar e, também, em todas as classes de serviços ou produtos que fornece.

Essas são apenas algumas das vantagens de ter uma marca registrada. Quando bem acompanhada, a marca pode gerar lucros constantes para a empresa por meio da exploração direta ou indireta. Ela, antes de tudo, é o principal elo entre o negócio e o cliente e sua jornada pode ser perpétua e triunfante.

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