O registro de desenho industrial pode atrair investidores e parceiros de negócios para sua empresa
Segundo o site do INPI, desenho industrial é “a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando como resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial”.
Desenho Industrial é o design do seu produto
Antes de tudo, isso quer dizer que desenho industrial é o formato, o design de seu produto. A princípio, por que é importante registrá-lo? Registrando o formato de seu produto ou embalagem, você imprime sobre ele o valor de exclusividade.
Desta forma, você protege sua propriedade intelectual e garante que terceiros não possam produzir, usar, importar ou colocar à venda sua criação.
Assim como para marcas e patentes, o registro de desenho industrial exige certo conhecimento das categorias e etapas do INPI para resguardar de forma completa o seu bem.
As vantagens de um Desenho Industrial
É importante ressaltar que o design industrial pode dar vantagem competitiva no mercado. Para vender um produto, há vários fatores a serem considerados, incluindo preço, funcionalidade, reputação e estética. Além disso, os consumidores são frequentemente atraídos por um produto atraente e, portanto, os fabricantes investem muito dinheiro e know-how em seus designs industriais.
Bem como um design eficaz vai atrair o consumidor e pode até criar uma conexão emocional, de modo que o produto e a marca poderão influenciar o seu comportamento, contribuindo com o marketing e as vendas. É por isso que um novo design é considerado uma propriedade intelectual valiosa.
Além de garantir direitos, o registro de desenho industrial, assim como outras formas de direitos de propriedade intelectual, pode atrair investidores e parceiros de negócios para sua empresa. Para pequenas empresas iniciantes, os direitos exclusivos oferecidos pela propriedade intelectual registrada podem ser ativos importantes e, às vezes, até mais valiosos do que ativos tangíveis, como equipamentos ou terrenos.
Faça o registro do seu Desenho Industrial
Considerando as vantagens, que passos faltam para que você faça o registro de seu desenho? Que riscos você ainda quer correr ou prejuízos ainda quer levar por não ter seu patrimônio protegido? Essa é a hora de mudar a dinâmica. Faça contato com um de nossos advogados clicando aqui. Teremos o maior prazer em avaliar seu caso e direcioná-lo.