Sem compreender a importância da sua marca e seus direitos sobre ela, você pode registrá-la de forma equivocada e sair no prejuízo
Afinal, o que são marcas? Para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), uma marca é o que distingue um produto e serviço através de uma palavra, frase, símbolo ou desenho, ou também, da combinação desses elementos.
Mas para o Jaworoski e Aristeu Sociedade de Advogados marca é mais que uma simples identificação, é a história daquele produto e daquela empresa no mercado que ela atua. A sua marca é o símbolo que destaca você dos demais no mercado e que trás a sua identidade à tona.
A importância do Registro de Marca
E por que preciso registrar essa marca? A marca é um dos principais patrimônios de uma empresa. Ela pode representar valores altíssimos em dinheiro se bem cuidada e explorada. Já pensou quanto vale ter em sua campanha a marca de uma gigante do mercado?
Há empresas especializadas em desenvolver marcas que tragam em seu conceito, cores e formato os valores inerentes à empresa e/ou produto que representa. O registro da sua marca para garantir que ninguém mais poderá usá-la sem que você tome conhecimento é feito junto ao INPI. A única dificuldade é que, sem compreender a fundo a importância da marca e quais os direitos os proprietários têm sobre ela, classificações e procedimentos, você pode registrá-la de forma equivocada sem protegê-las completamente.
Afinal, temos uma equipe formada por advogados focados em proteger os interesses dos nossos clientes, a fim de fortalecer negócios e garantir direitos, seja no ambiente digital ou no “off-line”. Clique aqui e fale conosco.
Veja o caso de algumas grandes empresas e suas marcas
Marvel e DC Comics sobre a palavra ‘super-herói’:
A palavra “super-herói” é atualmente uma marca registrada da Marvel e da DC Comics, e eles perseguem outros editores de quadrinhos no tribunal que ousam usar a palavra em suas páginas de título. Pode parecer história de filme, mas é coisa séria. Não inclua a palavra “super-herói” no rótulo de nenhum de seus produtos ou serviços, pois, caso contrário, você pode ser surpreendido legalmente.
Apple Corps v. Apple Computer:
Quem tem o direito de registrar a palavra “apple”: os Beatles ou a Apple Inc.? Os Beatles vieram primeiro com a gravadora Apple Corps. Oito anos depois, Steve Jobs apresentou a Apple Computer (agora Apple Inc.) ao mundo. As duas megacorporações lutaram no tribunal ao longo dos anos. Eles chegaram a um aparente acordo depois que a Apple Inc. concordou em comprar os direitos de marca registrada da Apple Corps e depois licenciá-los de volta para a gravadora.
Maizena x Alisena:
Não é apenas nome, mas embalagem também. Confira este caso. A empresa Muriel Cosméticos (GFG Cosméticos) pagou uma indenização de 20% sobre o faturamento com as vendas do produto ALISENA, por utilizar embalagem muito semelhante à marca MAIZENA, pertencente à Unilever.
Sem compreender a importância da sua marca e seus direitos sobre ela, você pode registrá-la de forma equivocada e sair no prejuízo
Registrar sua marca, compreender como encontrar a categoria correta e, de fato, resguardar seu patrimônio é um trabalho minucioso que precisa de dedicação e assertividade. Temos uma equipe exclusiva responsável pelo registro, manutenção e proteção judicial e extrajudicial de sua marca. Auxiliamos desde a pesquisa e mudanças necessárias até a oficialização com o registro via INPI, bem como na proteção após a concretização do registro. Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco e vamos te entregar todo o suporte que você precisa para resguardar a história de seu produto e de sua empresa.